quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Maca e a fertilidade


Calcula-se que um casal em cada sete possa ter problemas de fertilidade. Num terço dos casos, a situação tem origem na mulher, noutro terço tem origem no homem e, no terço restante, o problema pode ser de ambos ou a causa ser desconhecida. Qualquer destas situações deve ser encarada como um problema do casal, no qual ambos deverão estar envolvidos.
Quais são as formas de tratamento?
Em alguns casos, o problema fica resolvido com a determinação da altura mais adequada para haver relações sexuais, após o estudo do período fértil do ciclo menstrual.
Noutros, podem utilizar-se a MACA como uma forma de tratamento disponivel.
Os cientificos estudaram as propriedades da Maca e os seus efeitos positivos na fertilidade.



A MACA E A MENOPAUSA


O que é a menopausa?
Menopausa significa o fim da idade fértil da mulher, pois nesta altura ocorre uma diminuição gradual do funcionamento dos ovários.

Como é que a mulher sabe que entrou na menopausa?
Quando por volta dos 48-54 anos deixa de ser menstruada durante pelo menos um ano. Antes da menopausa surgem com frequência irregularidades menstruais quer no que diz respeito à periodicidade, quer ao fluxo menstrual e chama-se a esta fase climatério. Muitas mulheres sentem-se preocupadas nesta altura e recorrem ao médico, pensando algumas que estão grávidas e outras que já estão na menopausa. Durante este período, os níveis de estrogénios 1 já começam a descer e a fertilidade também diminui, devendo no entanto utilizar-se métodos contraceptivos, nomeadamente o preservativo ou o DIU. Quando decorrido um ano seguido sem menstruar, aí sim, a mulher está em menopausa. Os exames laboratoriais podem confirmar a menopausa.

O fim da idade fértil não deve, de modo algum, significar o fim da vida sexual activa ou, muito pior, a entrada na velhice. A idade é mental e a forma como pensamos vai reflectir-se na nossa saúde e nas queixas que temos. Embora possam surgir sintomas, tais como afrontamentos, secura vaginal, suores nocturnos, ondas de calor, irritabilidade, insónias, diminuição da atenção e/ ou outros, existem actualmente tratamentos que os diminuem. Será útil consultar o médico de família e aconselhar-se com ele.

O fim da idade fértil não deve, de modo algum, significar o fim da vida sexual ou, muito pior, a entrada na velhice.

Mas será que a menopausa provoca de facto alterações com risco para a saúde da mulher?
Efectivamente, a diminuição das hormonas femininas, especialmente dos estrogénios, leva a um aumento do risco de doença cardiovascular, colocando a mulher em igualdade com o homem no que diz respeito ao risco para estas doenças. Surge com maior frequência a doença coronária, a Hipertensão Arterial (HTA) e o aumento dos níveis de colesterol.Outra patologia que surge associada à menopausa é a tão falada osteoporose 2. A falta dos estrogénios conduz a uma diminuição da fixação do cálcio aos ossos, tornando-os mais fracos e em casos mais graves levando mesmo a fracturas, por exemplo no colo do fémur ou a micro fracturas ao nível da coluna lombar, o que pode causar dores e muito mal-estar.Existem várias formas de tratamento que ajudam a minimizar os sintomas incómodos. Deverão as mulheres contactar o médico de família.A idade é mental e a forma como pensamos vai reflectir-se na nossa saúde e nas queixas que temos.

Que conselhos dá às mulheres para melhor superarem a fase da menopausa?

Os hábitos de vida neste aspecto são muito importantes:- Actividade física. Talvez o hábito mais importante, pois o exercício físico, para além de ser benéfico para o coração, leva a um maior consumo energético e impede assim o aumento de peso, tão comum nesta fase da vida (o metabolismo baixa mas as pessoas continuam a comer o mesmo que comiam quando tinham 20 ou 30 anos). Também é a melhor forma de manter a massa óssea, o que por si só ajuda a tratar a osteoporose. Todos os doentes com osteoporose necessitam de fazer exercício.Pode fazer um programa diário mesmo sem ir ao ginásio. Basta arranjar uns bons sapatos e sair para andar sem nada nas mãos, aumentando diariamente o tempo de marcha, por exemplo. Caso tenha possibilidade, pode praticar yoga, que para além do exercício físico, ajuda a equilibrar o sistema nervoso e a adquirir auto controle através de exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento.

- Alimentação:
Deve ser rica em cálcio, como por exemplo a MACA(685g de calcio ), embora as mulheres que tenham níveis de colesterol muito elevados se devam abster dos queijos e leites gordos. Devemos também ter em conta que os alimentos muito ricos em fibras, tão importantes no controle da obstipação e da obesidade, em caso de osteoporose, devem ser consumidos com moderação, pois diminuem a absorção do cálcio a nível intestinal. A MACA é um alimento altamente recomendado, pelas razões já anteriormente explicadas. Pode ser consumida todos os dias(1 colher pequena de manhã e outra a noite) diluida no leite,sumo ou outra bebida qualquer ao seu gosto.